Buscar

Queernejo: o movimento que busca diversificar o sertanejo

O sertanejo é um ritmo que, historicamente, enfrentou preconceitos e resistências para ser reconhecido como um ritmo brasileiro, antes desvalorizado por ser uma "cultura de massa", em contraposição ao MPB e à música erudita. Hoje, ele ocupa as maiores posições nas rádios, no spotify e é um dos maiores ritmos brasileiros, mas ainda enfrenta alguma resistência, por outros motivos.

O ritmo, infelizmente, já ganhou notoriedade inúmeras vezes por letras machistas, homofóbicas e transfóbicas. Além disso, os espaços onde se ouve o sertanejo, nem sempre são ambientes confortáveis para pessoas LGBTQIA+, o que gera uma grande resistência ao ritmo por essas pessoas.

No entanto, na contramão dessa maré, uma série de artistas LGBTQIA+ tem valorizado suas origens e produzido um sertanejo que conversa com seus iguais: o Queernejo. Conheça alguns dos artistas que protagonizam esse movimento tão importante para descontruir e democratizar a música sertaneja:


GABEU

Filho do sertanejo Solimões, Gabeu chamou bastante atenção quando lançou seu single de estreia, "Amor Rural": um modão sobre um romance gay escondido e atravessado pelos preconceitos do mundo rural.


REDDY ALLOR

Reddy Allor é a drag queen e persona artística de Guilherme Bernardes, ex-integrante da dupla sertaneja Guilherme e Gabriel, seu irmão. Depois do fim da banda, Guilherme encontrou conforto da arte drag e se tornou um dos grandes representantes do Queernejo, como Reddy Allor.


ALICE MARCONE

Alice Marcone é uma multiartista, atriz, cantora-compositora e apresentadora de TV. Ganhou holofotes ao apresentar o reality show Born To Fashion e hoje desafia o que é ser uma mulher trans no meio sertanejo, tomando para si o protagonismo nessa narrativa.



ZERZIL

Tem algo mais cultura brasileira do que lançar versões abrasileiradas de hits gringos? Zerzil sabia disso quando lançou "Garanhão do Vale", versão adaptada de "Old Town Road", de Lil Nas X e Billy Ray Cyrus. O single chamou atenção em diversos aspectos e lançou Zerzil como um dos principais nomes do Queernejo.